A Associação de Transplantados Pulmonares de Portugal (ATPP) é uma associação sem fins lucrativos, registada em Março de 2017, com sede no Hospital de Santa Marta, formada e constituída por um grupo de transplantados pulmonares.
Temos como objetivos principais melhorar a qualidade de vida de todos os envolvidos no processo de transplantação pulmonar e colmatar as falhas encontradas, nomeadamente ao nível da divulgação, apoio e informação fidedigna acerca da temática, tornando-nos uma referência, não só na qualidade dos conteúdos como na acessibilidade aos mesmos.
Trabalhamos diariamente para incentivar e promover a recuperação ao nível moral e psíquico e a reintegração a nível social e laboral dos pré-transplantados e pós-transplantados, com o apoio do nosso Conselho Consultivo. Este é constituído por profissionais das mais diversas áreas que concorrem para o sucesso de um transplante pulmonar, tais como: Cirurgia Cardiotorácica, Pneumologia, Fisiatria, Medicina Interna, Enfermagem, Fisioterapia, Serviço Social e Advogados.
A sua ajuda é fundamental para conseguirmos responder a questões que estejam fora das nossas competências pessoais e profissionais e estamos muito gratos que tenham aceitado o convite para trabalhar connosco.
Para atingir os seus objetivos a ATPP assenta em três grandes pilares de ação:
Ação Cívica
- Estimular, apoiar e promover ações de autoajuda que visem a partilha de experiências e troca de informação entre transplantados e candidatos ao transplante pulmonar.
- Prestar ações de esclarecimento, apoio, defesa e orientação com objetivo de melhoria da qualidade de vida a: transplantados e candidatos a transplante, suas famílias, cuidadores e amigos, bem como os profissionais de saúde envolvidos no processo de transplantação pulmonar.
- Colaborar na informação aos doentes pulmonares crónicos, que ainda não são candidatos a transplante, bem como aos seus familiares, relativamente aos procedimentos que devem ser cumpridos.
- Sensibilizar a opinião pública relativamente ao transplante pulmonar e às diversas patologias que podem levar à necessidade de um transplante pulmonar.
Ação no âmbito dos Direitos da Saúde
- Como entidade jurídica, a associação representa os pré e pós transplantados, junto das instituições competentes, na garantia e defesa dos direitos das pessoas que se encontram neste processo.
- Garantir junto das entidades competentes a assistência médica e medicamentosa gratuita aos transplantados pulmonares e candidatos a transplante.
Ação na Participação e Divulgação Nacional e Internacional
- Realização e colaboração em estudos, seminários, colóquios e outras iniciativas que permitam a reflexão e debate sobre a transplantação pulmonar.
- Impulsionar parcerias e intercâmbio com entidades nacionais e internacionais que permitam a obtenção de informação, vivências e questões técnicas relativas ao transplante pulmonar.