No dia 3 de Maio de 2023, teve início um evento único e especial: “Respira a Vida“.
Este percurso, realizado entre Santa Marta de Portuzelo (Viana do Castelo) e o Hospital de Santa Marta (Lisboa), foi concluído em quatro etapas. O Hospital de Santa Marta é o único no país que realiza transplantes pulmonares.
Este evento foi apadrinhado em reconhecimento ao exemplo, coragem e luta de todos os que receberam transplantes. A iniciativa surgiu do sonho de Carlos Plácido, um paciente que passou por um transplante pulmonar, que desejava ir a uma consulta de bicicleta. Esse sonho foi concretizado com sucesso.
Convidámos todos os interessados a juntarem-se a esta aventura desde a sua partida, às 6:30 da manhã, para pedalar connosco. Agradecemos a todos os participantes e apoiantes por se juntarem a uma causa que toca todos nós.
DIA 1 | 3/6/2024: VIANA DO CASTELO - AVEIRO (164KM)
Na primeira etapa, foram percorridos cerca de 180 quilómetros, desde Santa Marta de Portuzelo, em Viana do Castelo, até Aveiro. Na chegada a Aveiro, os participantes foram recebidos pelo Vereador da Cultura e Saúde, Miguel Capão Filipe, nos Paços do Concelho, na Praça da República de Aveiro.
dia 2 | 4/6/2024: aveiro - leiria (134km)
Na segunda etapa, foram percorridos cerca de 130 quilómetros a pedalar, entre Aveiro e Leiria, com uma pausa para almoço na Freguesia de Paião, no Município da Figueira da Foz, uma gentil oferta do Restaurante O Peleiro. No final de mais um dia, a comitiva foi recebida no Município de Leiria.
DIA 3 | 5/6/2024: LEIRIA - TORRES VEDRAS (109KM)
Na terceira etapa, foram percorridos cerca de 110 quilómetros a pedalar, entre Leiria e Torres Vedras, com uma pausa para almoço em Rio Maior, uma gentil oferta do Restaurante Palhinhas Gold. No final de mais um dia, a comitiva foi recebida no Museu de Ciclismo Joaquim Agostinho, em Torres Vedras, que se assume como um elemento de preservação da memória do ciclista torriense.
No dia 6 de junho de 2024, a 4ª e última etapa do evento foi concluída. O vianense Carlos Plácido, percorreu os últimos 54 quilómetros desde Torres Vedras até Lisboa, concluindo assim a sua jornada de gratidão pelo transplante pulmonar que lhe permitiu voltar a pedalar.
Agradecemos a todos os participantes, apoiantes e patrocinadores que tornaram esta jornada possível. Juntos, demonstrámos que com determinação e solidariedade, podemos superar qualquer desafio.