Pré-Transplante

Referenciação 

Referenciação é uma palavra muito usada nos serviços de saúde e fundamental para um possível candidato a transplante pulmonar. Significa o encaminhamento para um especialista adequado à sua situação clínica identificada, realizando-se depois uma consulta da especialidade.

A referenciação é muito importante porque não é a própria pessoa que decide que tem de ser transplantada. Esse papel cabe ao pneumologista que acompanha o seu caso que, depois de avaliar a sua situação clínica, poderá decidir referenciá-lo para a consulta de transplante pulmonar que se realiza no Hospital de Santa Marta.

Caso o seu pneumologista não esteja informado, poderá referir que antes do encaminhamento para a consulta de transplante é habitual a realização de alguns exames complementares de diagnóstico, como por exemplo Rx Tórax, Tac Tórax, Electrocardiograma, Ecocardigrama, Prova de Marcha 6Min e Provas de Função Respiratória. Estes exames são essenciais para avaliar a sua condição clínica e perceber se reúne todas as condições para se tornar candidato a transplante pulmonar e ser colocado na lista de espera.

O seu pneumologista, caso decida reencaminhá-lo, deve enviar um e-mail para a equipa de transplantação pulmonar do Hospital de Santa Marta, colocando os exames já realizados em anexo:

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Para esclarecimento de quaisquer dúvidas poderá também contactar a Linha de Apoio Administrativo – 967070031 – nos dias úteis das 8h às 17h.

 
Primeiras Consultas

Ver Primeiras Consultas