Referenciação é uma palavra muito usada nos serviços de saúde e fundamental para um possível candidato a transplante pulmonar. Significa o encaminhamento para um especialista adequado à sua situação clínica identificada, realizando-se depois uma consulta da especialidade.
A referenciação é muito importante porque não é a própria pessoa que decide que tem de ser transplantada. Esse papel cabe ao pneumologista que acompanha o seu caso que, depois de avaliar a sua situação clínica, poderá decidir referenciá-lo para a consulta de transplante pulmonar que se realiza no Hospital de Santa Marta.
Caso o seu pneumologista não esteja informado, poderá referir que antes do encaminhamento para a consulta de transplante é habitual a realização de alguns exames complementares de diagnóstico (por exemplo): RX Tórax, Tac Tórax, Electrocardiograma, Ecocardiograma, Prova de Marcha 6 Min e Provas de Função Respiratória.
Estes exames são essenciais para avaliar a sua condição clínica e perceber se reúne todas as condições para se tornar candidato a transplante pulmonar e ser colocado na lista de espera.
O seu pneumologista, caso decida reencaminhá-lo, deve enviar um e-mail para a equipa de transplantação pulmonar do Hospital de Santa Marta, colocando os exames já realizados em anexo:
transplantepulmonar@chlc.min-saude.pt
Para esclarecimento de quaisquer dúvidas poderá também contactar a Linha de Apoio Administrativo – 967070031 – nos dias úteis das 8h às 17h.