A partir deste ponto várias coisas podem acontecer:
- Considerarem que, no momento, a sua condição ainda não é a ideal para transplantação pulmonar, o que significa que passará a ter consultas com algum intervalo de tempo para ir reavaliando a sua situação clínica.
- Está no momento ideal para entrar para a lista de espera para transplantação pulmonar.
Caso isto aconteça, após reunião da equipe multidisciplinar para discutir o caso, terá de dar sangue para enviar para a base de dados no Instituto Português de Sangue e Transplantação, isto para que quando existir um orgão, seja possível avaliar a compatibilidade com o seu corpo e perceber se é o melhor candidato para os receber.
Um dos direitos de candidatos a transplante pulmonar é o transporte para o hospital quando é chamado para transplante. Caso necessite de transporte terá de ter consigo uma requisição para entregar aos bombeiros que efetuam o transporte. Esta requisição deve ser adquirida nas consultas de transplantes através do seu pneumologista da equipa de transplantação pulmonar por isso não se esqueça de a pedir.
Esta informação foi parcialmente fornecida pela equipa de enfermagem do Hospital de Santa Marta, nomeadamento pela enfermeira Marlene Linhares, que integra o nosso Conselho Consultivo.